Conheça Noronha

O Arquipélago de Fernando de Noronha mede 26 km², sendo 9 de plataforma marinha e 17 de superfície emersa – a maior parte da ilha principal, que é cercada de 18 pequenas ilhas e dezessetes rochedos isolados.
Integra duas Unidades de Conservação Federais geridas pelo ICMBio: O PARNAMAR (Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha) e a APA (Área de Proteção Ambiental Fernando de Noronha-Rocas-São Pedro e São Paulo) que corresponde a área urbanizada.
O Litoral Nordeste é chamado de “Mar de Dentro” por ser protegido por correntes e ventos oceânicos pelo próprio relevo da ilha. Aqui estão onze praiais de areia, com mar verde esmeralda, que recebem grandes ondas durante o verão.
“Mar de Fora” é o litoral sudeste que recebe ventos e ondas o ano inteiro. Aqui a água é sempre de um tom azul profundo e há somente três parais de areia protegidas por ilhas.

Geologia

O arquipélago de Fernando de Noronha é a parte emersa de um grande edifício vulcânico, com base a quatro mil metros de profundidade e cerca de setenta quilômetros de diâmetro.
Faz parte de uma estrutura alinhada de diversos montes vulcânicos submarinos que se estabelecem da Dorsal Atlântica até a plataforma continental brasileira, próximo ao litoral do Ceará.
Após milhões de anos de atividades vulcânicas intensas, alternadas com épocas calmas, alguns desses montes começaram a aparecer acima da superfície do mar, como é o caso de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas, situados ao longo de linhas de fraqueza associadas à Zona de Fratura de Fernando de Noronha.
 As erupções iniciavam-se com violentas explosões que desobstruíram o conduto vulcânico, lançando no espaço grande quantia de rochas piroclásticas (criadas no interior do manto e ejetadas para longe), para depois de aliviada a tensão dos gases, começaram os derrames de lava (magma de chega a superfície em estado de fusão).
Durante o grande período erosivo, os edifícios vulcânicos originais foram destruídos. Seguiu-se então o último período vulcânico (Formação Quixaba), com lavas extremamente fluídas, a ponto de formar derrames com menos de três centímetros de espessura. Por muito tempo as lavas forma cobrindo grande parte do arquipélago. Desde que o vulcanismo cessou, processos erosivos e a variação do nível do mar atuam sobre a ilha, esculpindo-a até os dias de hoje (incluindo aí a Formação Caracas e os sedimentos modernos).

Fonte: MOREIRA, J.C. Guia Geológico: Guia Geológico e Geoturístico de Fernando de Noronha. São Paulo: Nícia Guerreiro Edições, 2009. v.1. 42 p.

Geossítios

Para um geopark integrar a Rede Global de Geoparks um dos pré-requisitos é que ele possua locais de importância científica, raridade e beleza, os geossítios. Em Fernando de Noronha foram identificados, levantados, inventariados e diagnosticados 26 geossítios pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A área do proposto geopark irá englobar a princípio, 17 geossítios, que são:

1.       Morro Dois Irmãos
2.      Mirante da Baía dos Porcos
3.      Mirante da Praia do Sancho
4.      Mirante da Enseada dos Golfinhos
5.      Ponta da Sapata
6.      Mirante da Praia do Leão
7.      Morro Branco
8.     Mirante Ponta das Caracas
9.      Mirante Forte São Joaquim
10.  Baía de Sueste
11.   Mirante da Atalaia
12.  Enseada da Atalaia
13.  Ponta da Atalaia
14.  Mirante Buraco da Raquel
15.   Ilha Rata
16.  Ilha do Meio
17.   Ilha de São José

Os outros geossítios estão na área a APA são: Mirante Forte dos Remédios, Praia do Cachorro, Praia do Meio, Morro do Pico, Mirante Forte do Boldró, Pedreira do Boldró, Praia da Cacimba do Padre, Morro do Madeira, Pedreira do Sueste.

Áreas Protegidas, Pesquisa e Conservação

O arquipélago de Fernando de Noronha é integralmente protegido por duas Unidades de Conservação, o PARNAMAR (Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha) que cobre 2/3 do território e a APA (Área de Proteção Ambiental Fernando de Noronha-Rocas-São Pedro e São Paulo) que cobre 1/3. Essas duas Unidades de Conservação são geridas pelo Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Devido a sua importância científica, projetos de pesquisa e conservação e preservação se instalaram na Ilha com a finalidade de ajudar a proteger a sua biodiversidade. O Projeto TAMAR atua na ilha desde 1984, e desde então, ajudou a proteger milhares de tartarugas marinhas. O Projeto Golfinho Rotador, criado em 1990, com o objetivo de preservar os golfinhos rotadores, atua principalmente através da pesquisa científica. Os dois projetos, buscam também a educação ambiental dos visitantes da Ilha, para a preservação desses animais.

Patrimônio Histórico e Cultural

Fernando de Noronha possui um dos mais importantes sistemas defensivos criados pelos portugueses (século 18), e é formado por dez fortificações, sendo que oito foram construídas no "mar de dentro" e duas no "mar-de-fora". Essas construções foram realizadas através da mão de obra carcerária, pelo estabelecimento de uma Colônia Correcional, de presos comuns, condenados a longas penas.
São também atrativos culturais da ilha o Forte de Nossa Senhora dos Remédios, Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Palácio São Miguel, Memorial Noronhense, Capela Quixaba, Air France, Museu e Arquivo Histórico.

Fonte: Plano de Manejo da APA Fernando de Noronha – Rocas – São Pedro e São Paulo. 2004.

Biodiversidade

Fernando de Noronha abriga várias espécies da flora e da fauna, incluindo espécies endógenas e exóticas, dos quais algumas estão ameaçadas de extinção.  Entre os animais presentes na ilha, estão as tartarugas marinhas, tubarões, golfinhos rotadores (Stenella longirostris), viuvinha (Anous Minutus), rabo de junco (Stercorarius parasiticus), mocó (kerodon rupestres), mabuya (Mabuya maculata), entre outros. Fazem parte da flora desse ambiente a gameleira (Ficus Noronhae), o mulungu (Erythrina auranthiaca) e a burra leiteira (Sapium sceleratum). Também há grande variedade de espécies de peixes, algas, corais e outros animais e plantas no arquipélago.

Comunidade

A comunidade de Fernando de Noronha é composta por um grupo pequeno de pessoas que nasceram na ilha e estão na ilha a quase um século. Não há uma população tradicional em Fernando de Noronha, no sentido de uma população isolada com pouca interferência externa, no entanto, houve uma caracterização dos “ilhéus” no decorrer dos anos. Os moradores que residem na ilha há décadas e, as vezes os chegados na ilha com poucos meses de idade são chamados de “haules”.

Fonte: Plano de Manejo da APA Fernando de Noronha – Rocas – São Pedro e São Paulo. 2004.

Serviços

Hospedagem e Alimentação

A oferta hoteleira e gastronômica de Fernando de Noronha dispõe de opções para os mais variados públicos, possuindo vários restaurantes e pousadas.
Para maiores informações consultar o site: 

Supermercados

·         Supermercado Noronhão
·         Supermercado Poty
·         Supermercado Breakfast

Hospitais e Farmácias
    
Hospital São Lucas

A Ilha possui apenas um hospital, que atende a casos de primeiros socorros e cirurgias simples, além de exames de rotina, tanto para a população como para visitantes da Ilha.
A Ilha conta com uma pequena farmácia com limitada variedade de medicamentos. Recomenda-se levar remédios de uso diário pela própria limitação dos mesmos.

Rede Bancária

Atualmente a ilha conta com uma agência do banco Santander, com funcionamento das 8 h às 13 h de segunda a sexta-feira, e não realiza serviços de câmbio.
Também podem ser utilizados os serviços de caixas eletrônicos interligados à rede do Banco 24 horas (no aeroporto) e o terminal da Caixa Econômica Federal num supermercado. Há um Banco Postal do Bradesco em convênio com os Correios.
Cartões aceitos na Ilha: Visa, Hipercard, Mastercard, Dinners.
Cambio: Serviço não disponível na Ilha.
Obs: Nem todos os estabelecimentos aceitam cartão de crédito, é difícil a troca de grandes somas de moedas estrangeiras, por isso recomenda-se levar dinheiro.

Telefones Úteis Na Ilha

Polícia em Noronha
81 3619.1343
Delegacia de Polícia em Noronha
81 3619.1179
Aeroporto de Noronha
81 3619.1311
Porto de Santo Antônio Noronha
81 3619.1744
Palácio de São Miguel em Noronha
81 3619.1378
Administração da Ilha de Noronha
81 3619.9600
Correios em Noronha
81 3619.1135
Hospital São Lucas em Noronha
81 3619.1344
ICMBio em Noronha
81 3619.1220
Telemar em Noronha
81 3619.1118
TV Golfinho em Noronha
81 3619.1122
Meteorologia
81 3619.1136
Projeto Tamar em Noronha
81 3619.1174/1577/1269
Compesa
81 3619.0837/0839
        
Fonte: http://www.ilhadenoronha.com.br/ailha/telefone_em_noronha.php

Transporte

Ônibus Circular

Há dois ônibus que fazem a linha Porto a Praia do Sueste, passando pelo aeroporto.
Linha: Sueste Porto de Santo Antônio com entrada nas Vilas
Funcionamento: 5 h às 22 h

Aluguel de Veículos

Existem várias locadoras de buggys, carros e motos, e recomenda-se reservar com antecedência.

Combustível

Há somente um posto de gasolina na ilha.

Taxa De Preservação Ambiental

Para visitar o arquipélago de Fernando de Noronha, é necessário pagar a taxa de preservação ambiental que é cobrada conforme o número de dias que o visitante permanece na ilha.

Turismo

Como chegar ao Arquipélago de Fernando de Noronha?

Fernando de Noronha está localizado no estado de Pernambuco a 545 km da capital Recife e a 360 km de Natal, e é possível chegar a ilha através de voos diários pelas companhias áreas Gol e Trip/Azul.

Principais Atrativos e Atividades

Atrativos naturais
  • Baía dos Golfinhos
  • Baía e Porto de Santo Antônio
  • Baía dos Porcos
  • Baía do Sancho
  • Buraco da Raquel
  • Enseada da Caiera
  • Ponta da Air France
  • Ponta da Sapata
  • Praia da Biboca
  • Praia da Cacimba do Padre
  • Praia da Conceição
  • Praia da Quixabinha
  • Praia das Caracas
  • Praia do Americano
  • Praia do Bode
  • Praia do Atalaia
  • Praia do Boldró
  • Praia do Cachorro
  • Praia do Leão
  • Praia do Meio
  • Praia do Sueste

Atrativos Históricos
  • Forte dos Remédios
  • Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
  • Palácio São Miguel
  • Memorial Noronhense
  • Capela Quixaba
  • Air France
  • Museu e Arquivo Histórico
Atividades de Turismo de Aventura
  • Cavalgada
  • Flutuação/Snorkeling
  • Mergulho
  • Rapel
  • Trilhas: As Trilhas que podem ser realizadas no Parque Nacional Marinho são:
·         Trilha S.J. do Sueste
·         Trilha do Leão
·         Trilha do Atalaia
·         Trilha do Abreus
·         Trilha da Pontinha
·         Trilha da Baía dos Porcos
·         Trilha Sancho - Mirante Dois Irmãos
·         Trilha Golfinho – Sancho
·         Trilha do Sancho
·         Trilha do Golfinho
·         Trilha do Capim Açu
·         Trilha do Farol

Já na Área de Proteção Ambiental, as trilhas são:
    • Trilha Costa Azul
    • Trilha Costa Esmeralda
    •  Trilha Jardim Elizabeth
Outras atividades que são realizadas na ilha são a Pesca, Surf e os Passeios na Ilha, como o Aquasub (como uma prancha a reboque) e os passeios de barco. Durante a noite tem restaurantes com música ao vivo e as palestras no auditório do Projeto Tamar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário